RESGATE

FAB realiza resgate de homem acidentado em navio

Evacuação aeromédica foi realizada pelo Esquadrão Falcão a 230 quilômetros do litoral de Pernambuco
Publicada em: 11/05/2023 19:09
Imprimir
Fonte: BANT, por Tenente-Coronel Sergio
Edição: Agência Força Aérea

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), resgatou, no dia 09/05, um homem de 54 anos com um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, que se encontrava afastado do litoral de Pernambuco por cerca de 230 quilômetros. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após solicitação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO).

O helicóptero  H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal por volta das 12h35 com destino a Recife (PE) para realizar o resgate da vítima. A embarcação estava distante da costa e com a vítima em sofrimento, apresentando dificuldades renais e o quadro clínico com fortes dores. Neste cenário, foi solicitada a evacuação por aeronave. A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio pelo procedimento de içamento por maca com uso do guincho do H-36. O paciente foi, então, transportado para a Base Aérea de Recife (BARF), onde foi encaminhado para o atendimento hospitalar necessário.

O Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, falou sobre o resgate. "A tripulação em voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima que estava em grande sofrimento. O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, SALVAMAR, militares do esquadrão e da BANT. Ficamos muito orgulhosos em presenciar o excelente espírito de corpo da Unidade Aérea, que permitiu chegar ao final do dia com mais uma vida salva. Missão cumprida!", comemorou o Comandante.

Fotos: 1º/8º GAV

Vídeo: 1º/8º GAV

imagens/original/45459/IMG_20230509_WA0039_(2).jpg
imagens/original/45459/IMG_20230509_WA0040_(2).jpg
imagens/original/45459/IMG_20230509_WA0041_(2).jpg